sábado, 15 de outubro de 2011

EGÍTO: Vídeo gera nova onda de protestos

Um vídeo, publicado no YouTube, em que 25 soldados egípcios espanca o cristão copta Raef After Faheem provocou um protesto de milhares de cristãos coptas no domingo, 9 de outubro.











“Gostaria de deixar claro que milhões de cristãos egípcios vão sair às ruas por todo Egito – de todas as cidades – para protestarem contra os líderes do Exército ao permitir esse vídeo”, declarou um contato da VdM no dia anterior aos protestos. Ele continua: “Um grupo de muçulmanos extremistas e o movimento Salafi estão ameaçando os cristãos, dizendo que não temos quaisquer direitos no país. Nós não sabemos o que pode acontecer amanhã, mas decidimos sair e usar nossas vozes contra a perseguição “.

Militares dispararam contra os manifestantes quando o protesto começou e, vídeos postados na internet, revelam o grau da violência utilizada pelas forças do governo, como, por exemplo, quando os soldados avançam contra a população com seus veículos militares.
De acordo com contatos da VdM, militares egípcios atacaram o hospital onde os cristãos feridos estavam sendo tratados e até tentou matar funcionários do hospital para ter acesso aos fieis. Agências internacionais de notícias informam que, pelo menos, 24 pessoas foram mortas.
A violência começou depois que extremistas muçulmanos atacaram uma igreja cristã, recentemente reconstruída em Sohag, perto do Cairo. O governador de Sohag protegendo os atacantes da igreja, disse: “Se os muçulmanos não destruíssem a igreja naquele dia, eu mesmo iria destruí-la.”

Chocados com o comentário do governador, os cristãos fizeram uma manifestação em um prédio de TV e rádio, e o exército egípcio respondeu às manifestações. Um contato da VdM disse: “Era muito raro ver os militares espancando cristãos. Essa situação é realmente inacreditável. Estamos a espera da misericórdia do Senhor, especialmente para as famílias que perderam algum ente querido. Por favor, pedimos as nações de todo mundo, que continuem orando por nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário