quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cristãos pedem ajuda para impedir que templo seja demolido

 Temendo que sua paróquia possa ser demolida, 150 famílias pediram ajuda aos bispos e líderes católicos ao redor do mundo.

Trata-se de Con Dau, paróquia fundada há 135 anos, que agora faz parte da diocese de Da Nang. O tema em questão surgiu no início do ano passado, quando as autoridades decidiram aproveitar casas e terras, incluindo o cemitério paroquial, para construir um resort de luxo. Os protestos foram reprimidos e incidentes levaram os católicos a ser condenados em falsos julgamentos.

Na sua carta ao Conselho de Bispos, à Comissão de Justiça e Paz e aos católicos do mundo, os paroquianos disseram “expressar dor quando são confrontados. Nós não sabemos a quem recorrer para obter ajuda. Se os líderes do Conselho Episcopal não intervirem junto às autoridades locais, a paróquia certamente será eliminada.”

“Disputas de terra estão acontecendo em muitos lugares”, disse Nguyen Van Nhor, presidente do Conselho Episcopal do Vietnã. “Para resolver o problema, o governo tem que mudar a Lei de Terras.”

“Agora muitas paróquias estão sofrendo e têm de suportar a injustiça”, disseram muitos católicos vietnamitas. “Os confrontos e disputas podem voltar para a Lei de Terras. Até mesmo a igreja está sujeita à sua influência. As autoridades locais têm atitudes diferentes com relação às pessoas. Assim como na paróquia Tam Toa, Con Dau também sofreu as consequências das disputas de terra.”

“A comissão de Justiça e Paz é pequena e sua tarefa básica é difundir a doutrina social da igreja entre o povo”, disse Dom Hop, “especialmente entre os católicos, para aumentar a conscientização de sua missão e seu papel social”, completou o bispo.

“A tarefa da Igreja não é ser política”, disse ele em um discurso aos paroquianos. “Se alguém quer fazer um governo cair e estabelecer um novo governo, este é um negócio pessoal, e não da igreja.”

Tradução: Lucas Gregório 


Fonte: AsiaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário