terça-feira, 12 de abril de 2011

Membros de igreja não registrada são detidos por cultuar em local público

 A organização cristã Christian Solidarity Worldwide (CSW) manifestou sua oposição à detenção de 169 membros da Igreja Shouwang no domingo, enquanto eles tentavam cultuar ao ar livre. O senhorio da propriedade havia cedido às pressões do governo para que a igreja fosse impedida de se reunir no local.

Os membros dessa importante igreja não registrada se reuniram em uma área pública para realizar o culto de domingo. De acordo com relatos, mais de 1.000 policiais cercaram a área e forçaram os cristãos a entrarem em ônibus. Alguns foram levados para delegacias, e outros para uma escola, onde cantaram louvores enquanto estava sendo mantidos lá. Os dados pessoais de todos que estavam lá foram anotados, e tiveram que assinar uma declaração prometendo não frequentar a igreja Shouwang novamente. Muitos se recusaram e só foram liberados após a meia-noite. O pastor e outros dois membros continuam detidos.

De acordo com a agência ChinaAid, as autoridades de Beijing colocaram 20 líderes da igreja sob prisão domiciliar para que eles não fossem ao culto de domingo. Em um artigo falando sobre a igreja, a The Global Times classificou a reunião como “ilegal” e disse que o interesse do Ocidente no ocorrido era “anormal”.

O governo chinês, temendo que protestos como os do Oriente Médio se espalhassem na China, está fechando o cerco em reuniões públicas não autorizadas. O incidente de domingo é parte da perseguição mais significativa a dissidentes nos últimos anos. Muitos detentos estão desaparecendo. O doutor Fan Yafeng, líder da igreja não registrada em Beijing está preso. Não há notícias sobre o paradeiro do advogado cristão Lao Zhisheng.

A lei só protege atividades religiosas “normais”, e aqueles que escolhem praticar sua religião fora do que é legal estão sujeitos à acusações e penalidades.

Tradução: Missão Portas Abertas 


Fonte: Christian Solidarity Worldwide

Nenhum comentário:

Postar um comentário