segunda-feira, 18 de abril de 2011

Batistas aguardam permissão para realizar culto de Páscoa em templo próprio

A comunidade batista de Baku solicitou uma permissão para realizar um culto especial de Páscoa em seu templo histórico no centro da cidade, enquanto aguardam que o templo sejaoficialmente devolvido à Igreja.

O templo foi aberto há 100 anos atrás, em 1911. O prédio foi confiscado pelas autoridades soviéticas em 1930, e fechado durante o período comunista. Nas últimas décadas ele vem sendo usado como um cinema, um salão de jogos ou um teatro. A comunidade batista luta pela posse do prédio desde 1989 e, recentemente, renovou seu apelo.

“Queremos o local de volta porque é a casa de Deus, um lugar santo”, afirma o presidente da União Batista, Ilya Zenchenko. O avô de Ilya estava entre aqueles que construíram a igreja. Ele diz que é o único templo histórico do Azerbaijão, já que nenhuma outra igreja foi construída no país antes de os comunistas assumirem o poder.

Os batistas ficariam muito felizes em poder se reunir no local novamente. Eles pediram permissão para realizar um culto especial de Natal, mas foi recusado.

Apesar de os batistas possuírem cópias de documentos que afirmam que o templo foi construído pelos batistas e, portanto, pertencia à Igreja, quando os cristãos tentaram reaver o prédio nos anos 90, os oficiais negaram que ele já havia pertencido aos batistas. Na época, as mesquitas, igrejas ortodoxas e sinagogas foram devolvidas, mas a Igreja batista, não.

Existem poucas igrejas protestantes com prédios próprios no Azerbaijão. No processo de novo registro, muitas congregações ainda estão aguardando a aprovação do governo. Enquanto isso, elas permanecem ilegais e algumas delas sofrem intimidação por parte da polícia.

Um pastor de Baku, ao comentar sobre a situação da igreja, afirmou: “Seria muito bom falar sobre o bom relacionamento entre os cristãos e o governo loção, mas infelizmente você precisa ouvir sobre os problemas dos cristãos. Não é agradável falar sobre isso, mas temos que fazê-lo. Temos apenas um pouco de material impresso. As autoridades sempre perguntam sobre os impressos e os confiscam dos cristãos”.

O Comitê Estadual para os trabalhos com organizações religiosas precisam fornecer permissões para a importação, publicação e distribuição de materiais religiosos. Qualquer um que possuir ou utilizar um material que não tenha sido aprovado pelo Comitê está violando a lei e pode receber multas muito altas. Alguns materiais receberam permissão, mas eles estão em inglês ou em russo. Esses idiomas são compreendidos no país, mas há uma necessidade crescente por materiais em azeri.

“O segundo problema que temos é que não há líderes espirituais para a Igreja. É por isso que iniciamos um treinamento para jovens e professores de escola dominical. Existem muitas congregações espalhadas por todo o país, e gostaria de ver líderes para elas. Esse é o meu sonho.”

Tradução: Missão Portas Abertas 


Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário