sábado, 4 de agosto de 2012

Ramadã: a melhor oportunidade do ano para testemunhar de Cristo, diz cristão Egípcio


Muitas lanternas decorativas do Ramadã são intaladas nas janelas e varandas. As crianças brincam nas ruas desde a festa do pôr do sol, que encerra o jujum do dia, até as primeiras horas da manhã seguinte.
A vida noturna é muito vibrante, alegre e autêntica. Os ruídos da rua parecem não ter fim! A vida diurna no Ramadã, porém, é muito diferente - e de muitas maneiras desafiadora! Os muçulmanos estão sempre cansados, exaustos e impacientes. Sem nada para comer ou até mesmo água para beber por 16 horas ou mais durante o dia. Dessa forma, dominados pela exaustão física, eles tendem a ser mais hostis e agressivos do que o habitual.
Ramadã: a melhor oportunidade do ano para testemunhar de Cristo, diz cristão EgípcioAgora, pare e pense, o que as famílias cristãs têm de enfrentar durante esse mês. Para os muçulmanos, nós somos as pessoas que "não-jejuam"! Somos vistos como estranhos, incrédulos, uma vez que não jejuamos com eles durante o "mês sagrado". No trabalho, não podemos comer ou beber na frente dos nossos colegas muçulmanos, se quisermos evitar olhares de desprezo e reprovação! Ter uma xícara de café em nossa mesa, já seria considerado um grande pecado! Cozinhar um almoço saboroso é certamente um crime!
De muitas maneiras, vemos um ambiente triste e deprimente, durante o jejum. Se você deseja obter documentos legais em qualquer agência governamental, esqueça: as pessoas não demonstrarão o minimo interesse em você, sentem-se cansadas e fracas, quando não estão do lado de fora, estão orando em um canto reservado do escritório!
As crianças cristãs são por vezes confrontadas por seus amigos muçulmanos com perguntas difíceis, como: "Por que vocês cristãos não festejam como os muçulmanos? O jejum é um dever religioso ... o jejum é ordenada por Deus ...! "Muitas crianças cristãs são desprezadas e ridicularizadas por seus amigos muçulmanos, porque não jejuam durante o Ramadã!
Nas mesquitas em todo o Egito, muitos imãs usam o "mês sagrado" do ramadã, para fazer discursos fortes, para intimidar os cristãos que vivem em suas comunidades, declarando que "o Islã é a resposta". Eles deixam claro que, de acordo as crenças islâmicas, a fé cristã em muitos aspectos, não é aceitável.
Como cristãos, podemos seguir um dos dois padrões de comportamento para lidar com este tipo de situação entre os nossos vizinhos muçulmanos, durante o Ramadã. Muitos cristãos egípcios escolhem se esconder. "Nós vamos ficar fora do seu caminho, até o mês do jejum acabar!" Eles decidem.
Mas há outra opção, escolher ficar perto de nossos amigos muçulmanos, usando este mês especial para construir pontes, mostrando-lhes amor e respeito. O amor nunca falha. O amor é o caminho que nos faz brilhar, para trazer a luz de Jesus e vencer as trevas em muitos corações.
De todos os meses do ano, o Ramadã é o momento em que nós, cristãos egípcios, devemos nos dedicar mais à oração por nossos amigos e vizinhos muçulmanos. Este é o melhor momento para mostrar-lhes o verdadeiro amor de Cristo, em vez de se isolar em uma sala vazia e escura!
Ore pelos cristãos do mundo muçulmano durante o Ramadã. Clique aqui e saiba mais sobre o mês sagrado de jejum e oração dos muçulmanos.
FontePortas Abertas
TraduçãoMarcelo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário