quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ERITREIA: Detenções continuam


Nos dois últimos meses noventa cristãos foram presos na Eritreia numa campanha contra cristãos iniciadas pelas próprias autoridades do país em dezembro de 2010. Desses, seis foram libertados, mas a localização dos 84 é desconhecida.

Bandeira da EritréiaNo dia 02 de junho de 2011, a polícia prendeu 26 universitários da Universidade Tecnológica de Mai-Mefhi. Não houve nenhuma justificativa por parte das autoridades em prender os estudantes, porém agências de notícias cristãs acreditam ser pelos alunos não terem participado do Dia da Independência da Eritreia.

Em maio, 64 cristãos foram detidos na região de Asmara. O paradeiro deles é desconhecido. Fontes acreditam que os cristãos foram transferidos para a prisão de Mitire, nordeste da Eritreia.

Mitire é uma prisão que fica numa região remota e é conhecida por suas duras condições de vida, trabalho forçado e tortura.

Alguns ex-prisioneiros da Mitire disseram a agência de ajuda Christian Solidarity Worldwide  que a prisão fica no meio de um deserto e os prisioneiros são aterrorizados por serpentes venenosas. Os presos recebem pouca comida e são obrigados a trabalharem na construção de edifícios oficiais. A única possibilidade de sair da prisão é ficar seriamente doente, uma vez que não há instalações médicas no local.

Em 2002 o governo da Eritreia baniu todos os grupos cristãos que não fazem parte das igrejas reconhecidas oficialmente. Nesse ano, milhares de crianças foram presos tornando o país um dos mais severos quanto à perseguição religiosa do mundo.

Oficialmente, 16 cristãos morreram sob custódia das autoridades locais devido a torturas, doenças e desnutrição. Porém, acredita-se que o número é bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário