quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ataques a igrejas assustam cristãos do país


Uma multidão de insurgentes deixou uma igreja em Kirkuk, Iraque, severamente danificada na segunda-feira (15 de agosto), em uma segunda rodada de ataques contra a comunidade cristã da região nas duas últimas semanas.

O bombardeio da Igreja Siríaca Ortodoxa de Mar Afram foi mais um ataque contra cristãos, em meio a uma onda de violência que varreu o Iraque ontem, atingindo 17 cidades, com quase 70 pessoas mortas, de acordo com a Associated Press.

Um explosivo foi colocado perto de uma das paredes da igreja, tendo explodido na madrugada de segunda-feira. Fotos mostravam os tijolos de uma das paredes laterais espalhados pelo chão da igreja, móveis virados e ainda uma das portas de metal aberta e retorcida.

Em outros dois ataques separados, os insurgentes colocaram bombas dentro de um veículo no centro de Kirkuk, matando uma pessoa e ferindo outras quatro. Nenhum cristão foi morto no ataque contra a igreja. A polícia anunciou mais medidas de proteção para as igrejas de Kirkuk, segundo a rede de TV iraquiana Alsumaria.

Em 2 de agosto, os insurgentes atacaram três igrejas na cidade. A polícia descobriu e desarmou uma bomba perto de uma igreja protestante e outra perto de uma igreja ortodoxa. Uma terceira bomba explodiu em frente à Igreja Católica Siríaca, ferindo 13 pessoas que viviam nas proximidades.

Um pastor protestante que pediu anonimato falou à Compass por telefone, enquanto estava sob os escombros da igreja em Mar Afram. “Agora eu estou aqui porque queria ver com meus próprios olhos”, disse o pastor, vendo que a igreja estava destruída. “Agora eles terão que demolir e reconstruir tudo.”

Tradução: Portas Abertas


Fonte: Compass Direct

Nenhum comentário:

Postar um comentário