terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Informações sobre execução de pastor não são confirmadas

Rumores de uma execução iminente para o pastor Yousef Nadarkhani vazaram esta semana depois que uma fonte próxima aos advogados do pastor contatou a mídia internacional, informando que o tribunal havia assinado os papeis para a execução de Nadarkhani.
Informações sobre execução de pastor não são confirmadas“O advogado ainda está aguardando a confirmação, mas ele soube que a execução já havia sido anunciada”, afirma Firouz Khandjani, membro do Conselho da Igreja do Irã, denominação à qual Yousef pertence. “Agora, estamos tentando entender exatamente o que aconteceu, porque as informações vieram de uma fonte confiável”.
O caso de Nadarkhani foi transferido recentemente para o líder supremo Aiatolá Khamenei, para que ele tomasse a decisão sobre a sentença de morte, mas legalmente o tribunal ainda tem a autoridade de emitir a ordem de execução, afirma Khandjani. Khamenei pode ou não tomar a decisão, e se o tribunal emitir a ordem de execução, o aiatolá teria a autoridade de anulá-la.
Apesar de os advogados de Nadarkhani não terem recebido a confirmação por escrito, Khandjani afirma estar preocupado, pois o governo desconsidera suas próprias leis e processos legais ao tratar os cristãos. Diversos prisioneiros já foram executados sem aviso.
Nadarkhani falou com sua esposa por telefone no dia 22 de fevereiro, e o Centro Americano da Lei e Justiça (veja link) afirma que ele ainda está vivo.
“Temos que continuar orando e falando sobre a situação dos cristãos no Irã, porque é um momento de tensão para o povo”.  Os cristãos no Irã são repetidamente presos e interrogados. O caso de Nadarkhani não é algo fora do comum no país.

FonteCompass Direct
TraduçãoDeborah Stafussi

Quarta-feira, 29 de fevereiro, Laos (12º)

 Cristãos da etnia Hmong estão sofrendo muita perseguição. Eles têm sido alvos de muitas suspeitas e monitoramento vindo das autoridades. Ore pelos nossos irmãos Hmong, para que sejam fortalecidos no Senhor e continuem vivendo por amor ao Evangelho.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Terça-feira, 28 de fevereiro, Cazaquistão (45º)

 A liberdade para adorar em prisões e centros de detenção está sendo cortada. Todos os locais de adoração (tanto islâmicos quanto ortodoxos) devem parar de funcionar, ou se tornar livrarias. Ore para que os cristãos possam continuar seus ministérios, apesar de todas as restrições do governo.

Templo de igreja explode após ataque de homens-bomba

Dois homens-bomba do partido Boko Haram dirigiram um carro contra o templo da Igreja de Cristo na Nigéria (COCIN) na manhã de domingo, 26 de fevereiro. Uma menina cristã foi morta e dezenas de cristãos ficaram feridos.
Um homem que alegava ser o porta-voz do Boko Haram assumiu a responsabilidade pela explosão. Os suicidas invadiram o portão da igreja às 7h20, afirma o líder da congregação.
Templo de igreja explode após ataque de homens-bomba“Quando a explosão passou, vi o corpo de uma menina e quatro pessoas feridas”, conta Yakubu Dutse, diretor financeiro da rede de igrejas COCIN. Dutse afirma que ambos os criminosos foram mortos.
Um dos membros da congregação correu para a cena do crime logo após a explosão; ele disse que viu cinco corpos, e que mais de 35 pessoas ficaram feridas.
A igreja COCIN realiza dois cultos aos domingos, um às 7h e outro às 10h. A segunda reunião foi cancelada, como também aconteceu na maior parte das igrejas em Jos.
O carro utilizado no ataque ficou em pedaços, e mais sete veículos foram destruídos.
Boko  Haram foi o “apelido” dado para o grupo extremista chamado Jama’atu Ahlis Sunna Lidda’awati Wal-Jihad (Pessoas comprometidas com a propagação dos ensinamentos do profeta e com a Jihad) busca impor uma versão muito rígida da shari (lei islâmica) na Nigéria. O home Boko Haram pode ter a tradução livre de “ensinos ocidentais são proibidos”.
COCIN é uma das maiores denominações cristãs evangélicas na Nigéria. Ela se estabeleceu no país em 1904, liderada por uma organização missionária do Sudão.
FonteCompass Direct
TraduçãoPortas Abertas Brasil

27 fev 2012

Azerbaijão (25º) - Ore para que Deus derrame sabedoria e coragem sobre os cristãos do Azerbaijão. Não houve registros de igrejas nos últimos dois anos. As autoridades estão bloqueando toda a ajuda que organizações religiosas recebem. Ore para que as igrejas tenham mais liberdade e para que a ajuda financeira chegue até elas.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ore pelo Comores

Ore pelo 24º país da Classificação de países por perseguição, o Comores. Lembre-se dos cristãos que ali vivem e dos pedidos eles fazem para que possam ser cobertos em oração.Ore pelo Comores
Líder: Presidente Ikililou Dhoinine
População: 754 mil habitantes, sendo 6,4 mil cristãos.
Principal Religião: Islamismo
Governo: República
A perseguição que acontece nesse conjunto ilhas africanas vem principalmente de nativos do país que pertencem a comunidades muçulmanas nativas do país, embora o governo também continue apertando os cristãos.
Um referendo aprovado em 2009 considerava o Islamismo como a religião oficial do Estado e, assim, a liberdade religiosa seria restringida. Somente expatriados tem autorização para organizarem reuniões e cultos cristãos.
Cristãos que são ex-muçulmanos podem ser processados, sendo assim, muitos cristãos precisam se reunir em locais subterrâneos. No entanto, a igreja tem relatado grandes crescimentos em tamanho e em força.
Ore:
• A influência de muçulmanos radicais do Irão, que tem relações estreitas com o Comores, faz com que os muçulmanos do país sejam mais vigilantes quanto às atividades cristãs. Ore para que essa influência enfraqueça com o passar do tempo.
• Para que os poucos cristãos que vivem no país possam ter força e coragem para continuar se reunindo em segredo.
FontePortas Abertas

26 fev 2012

Vietnã (19º) - Dan* (nome fictício) é um jovem que está sendo treinado pela Portas Abertas para ser líder. Ele já foi preso diversas vezes por pregar em algumas regiões do país. Seu coração tem sofrido para continuar com esse trabalho. Ore para que Dan persevere em seu ministério e possa ser frutífero.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

25 fev 2012

Sri Lanka* - Quando a igreja local cresce, os cristãos têm que enfrentar a perseguição dos monges budistas. Pastores e suas famílias são roubadas e os templos, arrombados e destruídos. Ore para que o Senhor proteja e dê segurança aos cristãos que têm enfrentado essas situações.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Caso de pastor condenado à morte ganha repercussão nacional

Foi uma surpresa ver uma matéria sobre o caso do pastor iraniano em um canal de grande porte da TV aberta.
Que o Senhor use esta matéria para motivar muitos irmãos no Brasil a interceder pelo pastor Yousef e sua família.
Assista a matéria na íntegra:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/homem-que-se-converteu-ao-cristianismo-e-condenado-a-morte-no-ira/1826948/
Youcefandsons.jpgEntenda o caso:
O tribunal da província de Gilan determinou que o pastor Nadarkhani devia negar sua fé em Jesus Cristo, pois ele vem de uma família de ascendência islâmica. O Supremo Tribunal do Irã disse anteriormente que não deveriam determinar se o pastor Yousef tinha sido muçulmano ou não em sua conversão.
No entanto, os juízes exigiram que ele se retratasse de sua fé em Cristo antes mesmo de terem provas contra ele. Os juízes afirmaram que,  embora o julgamento vá contra as atuais leis iranianas e internacionais, eles precisam manter a decisão do Tribunal Supremo em Qom.
Quando pediram a ele para que se “arrependesse” diante dos juízes, Yousef disse: “Arrependimento significar voltar. Eu devo voltar para o quê? Para a blasfêmia que vivia antes de conhecer a Cristo?” Os juízes responderam: “você deve voltar para a religião dos seus antepassados, deve voltar ao Islã”. Yousef ouviu e respondeu: “Eu não posso fazer isso.”
Segundo o Centro Americano de Lei e Justiça - uma organização que defende a liberdade religiosa nos Estados Unidos e acompanha o caso de Yousef - a sentença foi confirmada pelo governo iraniano e a ordem de execução foi dada.
Jordan Sekulow, diretor do centro, vem divulgando em um programa de rádio a perseguição contra Nadarkhani.
"Não sabemos se ele ainda está vivo nesse momento" diz Sekulow. "A ordem de execução não é divulgada publicamente. A única coisa que pode salvar Nadarkhani", ele diz "é a pressão internacional, principalmente de países como o Brasil, que tem boas relações diplomáticas com o Irã".
Você pode agir em favor do pastor Yousef! Ore, divulgue e use sua liberdade!
Participe também do abaixo-assinado pela libertação do pastor Yousef Nadarkhani clicando aqui
FonteG1

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sexta-feira, 24 de fevereiro, Filipinas*

 Agradeça a Deus por Daniel e Peggy (nomes fictícios), que estão administrando uma creche dentro de uma comunidade muçulmana. Ore para que os processos de registro sejam feitos com sucesso e que o governo autorize esse trabalho.

Pastor é falsamente acusado na Caxemira

O Tribunal Superior do Estado no dia 11 de fevereiro suspendeu uma denúncia policia que foi feita contra o reverendo Mani Khanna, líder de uma igreja que fica no norte do país, e que havia sido acusado de “promover a inimizade religiosa na região”.
O tribunal solicitou que o departamento de polícia da Caxemira e o Ministério do Interior investigassem o caso, pois não existem provas concretas contra o líder cristão, embora o caso tenha sido registrado na delegacia.
O reverendo Khanna, que se aposentou em 16 de janeiro de suas funções na igreja All Saints que fica em Srinagar, na cidade da Caxemira, parecia mais aliviado com a decisão.
“Depois que fui solto sob fiança, o tribunal pediu para que eu não deixasse o Estado, mas com esta ordem de suspensão do processo penal, eu posso viajar para onde precisar”, disse o reverendo.
O reverendo Khanna, que permaneceu na cadeia por mais de 40 dias, acrescentou que o tribunal apresentasse sua resposta até 14 de março e depois iria definir uma data para a próxima audiência. A polícia da região não conseguiu reunir provas para incriminar o reverendo.
O líder cristão disse que a verdadeira vitória foi ele conseguir a autorização para regressar até a Caxemira, região onde a maioria da população é muçulmana e onde o reverendo organiza seus trabalhos.
A vida não tem sido fácil para os cristãos que vivem na Caxemira nos últimos tempos. Líderes muçulmanos influentes afirmam ter convertido mais de 150 cristãos de volta para o islamismo.
Ore pelo reverendo Mani Khanna e pelos cristãos que vivem na região da Caxemira, na Índia. Ore para que Deus possa proteger o reverendo Khanna de uma sentença pesada e que ele possa continuar seu ministério sem maiores problemas.

FonteCompass Direct
TraduçãoLucas Gregório

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Perseguição X liberdade religiosa

Duas fontes atuais nos ajudam a definir o que é a perseguição – As Convenções da ONU (Organização das Nações Unidas), e a própria Bíblia Sagrada.
De acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, de 1966, expandiu esse Artigo:
1. Toda pessoa terá direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Esse direito implicará a liberdade de ter ou adotar uma religião ou crença de sua escolha e a liberdade de professar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto pública como privadamente, por meio do culto, da celebração de ritos, de práticas e do ensino.
2. Ninguém poderá ser submetido a medidas coercitivas que possam restringir sua liberdade de ter ou de adotar uma religião ou crença de sua escolha.
3. A liberdade de manifestar a própria religião ou crença estará sujeita apenas às limitações previstas em lei e que se façam necessárias para proteger a segurança, a ordem, a saúde ou a moral públicas ou os direitos e as liberdades das demais pessoas.
4. Os estados-partes no presente Pacto comprometem-se a respeitar a liberdade dos pais - e, quando for o caso, dos tutores legais - de assegurar aos filhos a educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
Pode-se dizer então, que o individuo é perseguido se for privado de qualquer dos elementos fundamentais da liberdade religiosa.
Segundo o fundador da Portas Abertas, Irmão André, “perseguição não se refere a casos individuais, mas sim, quando um sistema, político ou religioso, tira a liberdade de um cristão ou o acesso à Bíblia, restringe ou proíbe o evangelismo de jovens e crianças, atividades da igreja e de missões.
Para o Irmão André, não é legítimo usar o termo perseguição para descrever uma tragédia individual que ocorre numa sociedade que concede liberdade religiosa. É um termo que deve ser reservado para comunidades inteiras que enfrentam campanhas organizadas de repressão e discriminação, como ocorreu no estado de Orissa, na Índia, em 2008.
Perseguição segundo a Bíblia
Além do apóstolo Paulo, os cristãos do Novo Testamento enfrentaram cinco fontes de perseguição:

Governantes (Atos 12.2)
Sacerdotes (Mateus 26.3,4; Atos 2.36; João 18.31; Atos 7.54-59)
Mercadores (Atos 16 e 19)
Agitadores (Atos 17)
Família (Mateus 10.35,36)
Enfim, a Bíblia afirma: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3.12).
Para grande parte dos cidadãos do mundo ocidental, cristãos ou não, o tema “perseguição religiosa” pode soar estranho. Uma das explicações talvez seja o fato de que a maioria dos países deste lado do globo vive em plena democracia e por isso, em geral, as pessoas estão acostumadas a ter seus direitos garantidos por lei. No entanto, essa ideia de que a liberdade e o acesso a direitos fundamentais estão consolidados para a maior parte da população mundial neste século 21 tem se mostrado uma ilusão.
Os países que apresentam elevados índices de restrições à religião não são maioria – 64, no total –, porém abrigam a maior parte da população mundial.
Países como China, Índia, Irã, Iraque, Afeganistão, entre outros, costumam ocupar as manchetes por diferentes motivos, mas raramente são vinculados pela mídia secular à perseguição, muitas vezes implacável, que impõem aos adeptos da fé cristã. Admitir e conhecer a realidade da perseguição é o primeiro passo para que a Igreja se posicione ao lado daqueles membros do Corpo que sofrem por seguir a Cristo e para que passe a agir em favor deles.
Se quiser saber mais detalhes sobre a perseguição nos dias de hoje, leia o livro A fé que persevera – Guia essencial sobre a perseguição à Igreja, de Ronald Boyd-MacMillan, publicado pela Portas Abertas.
No livro, Ronald Boyd-MacMillan afirma: “[Há] dois elementos centrais que nos levam além do Artigo 18. Primeiro, nas palavras de um pregador palestino ‘Isso não diz respeito a nós’. A perseguição diz respeito a Cristo, e a trindade do mal (carne, mundo e diabo) está tentando chegar até Cristo por meio de nós. Não somos nós, estritamente falando, o objeto da perseguição. Nós somos as vítimas dela. Segundo, a perseguição é universal. Essa trindade do mal está perseguindo Cristo, o nosso novo Senhor, estejamos definhando num campo de trabalhos forçados ou deitados no convés de um iate. Bastante simples: se levamos conosco a nossa nova identidade de Cristo, seremos perseguidos”. 

Quinta-feira, 23 de fevereiro, Mianmar (33º)

Oportunidades de discipulado entre as mulheres cristãs em Mianmar são pequenas. Mulheres de pastores estão sendo preparadas e encorajadas para esse ministério. Ore para que Deus equipe e providencie meios para que isso aconteça.

Pastor Ilmurad é libertado da prisão

Pastor Ilmurad estava entre o grupo de 230 pessoas que foram libertadas. Pastor Ilmurad disse que só descobriu que iria receber a anistia na noite anterior a sua libertação.
“Essa é a septuagésima vez que acontece a anistia de prisioneiros – e finalmente ele foi libertado. Nós entramos na internet e achamos o nome dele na lista dos prisioneiros que receberam anistia”, disse Maya Nurliev, esposa de Ilmurad.
Pastor Ilmurad é libertado da prisãoIlmurad conseguiu recuperar todos os seus documentos após a sua libertação. No entanto, ele terá que viver debaixo de restrições agora, tendo que comparecer a polícia semanalmente. Ele ainda não sabe se haverão outras condições para que ele continue livre.
O diploma de formação em Teologia que o pastor obteve na Ucrânia e a sua ordenação como pastor foram confiscados em 2010 no tempo em que ele estava preso e não retornaram para ele. Ele só poderá receber esses documentos novamente se entrar com uma ação judicial.
Entenda o caso
Em 21 de outubro de 2010, ele foi sentenciado à prisão por evangelizar muçulmanos e está em um campo de trabalhos forçados no Turcomenistão. Antes de sua prisão, a polícia já havia confiscado materiais cristãos em sua igreja, como DVDs, fitas cassetes e livros.
Ilmurad era muito bem sucedido no ministério com marginalizados e já tinha alcançado muitos viciados. Ele foi acusado de fraude e extorsão de dinheiro dos membros de sua igreja e, além de ter ido para a prisão, foi multado em 596 dólares.
Por favor, ore pelo Pastor Ilmurad. Ore para que ele a sua saúde não seja prejudicada, para que ele tenha energia e força espiritual para enfrentar os obstáculos e também lembre-se de orar por sua esposa, Maya, e sua família.
Clique aqui e veja as notícias anteriores sobre o caso do Pastor Ilmurad.
Ore pelo pastor Ilmurad nos seguintes pontos.
• Agradeça a Deus pela libertação do pastor Ilmurad
• Continue orando para que ele consiga se reajustar a vida normal em sua cidade.
• Ore pela sua família e pela igreja, que estão muito felizes e contentes com libertação dele.
• Para que Deus dê sabedoria a Ilmurad para saber como ver viver, pois estará sendo vigiado mais de perto.
FontePortas Abertas
TraduçãoLucas Gregório