terça-feira, 29 de novembro de 2011
Mais de 40 cristãos são mortos em conflitos
Muçulmanos juntamente com soldados muçulmanos, todos da etnia Fulani, mataram, pelo menos, 45 cristãos da etnia Berom no estado de Plateau, na semana passada, segundo informações de cristãos que moram na região norte-central da Nigéria.
Ataques de menores proporções aconteceram no dia 20 de novembro, alegadamente devido a alegações de muçulmanos que os cristãos haviam roubado o gado deles. Também atacaram uma igreja em Barkin Ladi, que ocasionou a morte quatro cristãos.
“Os cristãos estão fugindo da cidade porque não como se proteger dos grupos armados”, disse uma mulher que mora na região. “Os muçulmanos tem armas e eles tem o apoio de alguns soldados do exército para lutar por eles, então não temos escolha a não ser deixar a cidade.”
Quase todas as igrejas na cidade foram fechadas ou mantidas com horários de cultos reduzidos. Quase todos os cristãos fugiram para a área de Jos ou deixaram o Estado de Plateau, local onde existem muitos conflitos étnicos que tem um sentimento anticristão muito forte.
A igreja atacada em Barkin Ladi costuma ter um público médio de 1200 pessoas por domingo, mas na última reunião apareceram somente 50 pessoas,
O conflito religioso vem crescendo no estado de Plateau desde 2006 com inúmeros comitês de investigação sendo criados para investigar e relatar sobre as causas imediatas e mais profundas do que está acontecendo na região.
FonteCompass Direct
TraduçãoLucas Gregório
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário