sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Rimsha e sua família ficarão no Paquistão


A menina portadora de Síndrome de Down se tornou notícia da imprensa internacional quando um líder muçulmano a acusou de queimar páginas que continham versos do Alcorão. Tempo depois, o próprio acusador foi preso por forjar as provas que condenaram a cristã. Agora, todos esperam o resultado de um julgamento que aconteceu ontem (17), em Islamabad

Rimsha-Masih.jpgRimsha Masih e sua família devem permanecer no Paquistão mesmo após o encerramento de seu caso no tribunal, afirmou um de seus advogados.

A adolescente paquistanesa foi detida em agosto, acusada de profanar textos do Alcorão, livro sagrado para os muçulmanos. Ela foi convocada a comparecer em um tribunal juvenil, em Islamabad, na data de ontem (17). Originalmente, a menina foi julgada em um tribunal regular, onde sua condenação poderia ser a prisão perpétua. Após a certificação de sua idade, Rimsha foi transferida ao tribunal de menores, onde a pena é menor.

"Vamos solicitar ao juiz para que as acusações contra ela sejam anuladas", disse o advogado Tahir Naveed à  Portas Abertas. Naveed confirmou que a família da menina tem planos de voltar a ter uma vida normal, onde sempre moraram.

"A família já manifestou publicamente a sua intenção de ficar no Paquistão", disse Naveed. "Por enquanto é certo que a família de Masih Mizrek não pedirá asilo fora do país. Nós vamos realocá-los e também ajudá-los a arranjar um emprego para o pai. "
Terça-feira (9), veio à tona a informação de que a família tinha se escondido na Noruega. Mas o ministro para a Harmonia Nacional, Paul Bhatti, negou o fato.

"Não há verdade nos rumores de que Rimsha foi levada para a Noruega", disse Bhatti à Portas Abertas.  “A família está no Paquistão, sob nossa proteção." Ele afirmou que tinha esperanças de que Rimsha fosse eliminada das acusações, no tribunal que aconteceu quarta-feira (17). O resultado da audiência ainda não foi divulgado.
Outros cristãos que fugiram do bairro Meherabadi, de Islamabad, para evitar a raiva muçulmana sobre a suposta ofensa de Rimsha, têm tentado retornar para casa, também. Naveed, que é membro da Assembleia Legislativa do Estado de Punjab, disse que seu partido está cuidando das necessidades dos cristãos que conseguiram voltar. Eles alegam que as relações com os muçulmanos estão tranquilas, porém, há quem não concorde com tal avaliação.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Nenhum comentário:

Postar um comentário