quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Indivíduos ameaçam queimar Igreja Protestante na Argélia


Na mesma semana em que o embaixador dos EUA foi morto na Líbia, um grupo de quatro indivíduos ameaçou queimar a igreja de um pastor protestante, em Ouargla, na Argélia. A ameaça contra a congregação, localizada na capital da província de nome semelhante, veio como um protesto contra o filme anti-Islã "Inocência dos Muçulmanos”, de acordo com Mustapha Krim, presidente da Igreja Protestante da Argélia (EPA).
Argélia.jpgO pastor da igreja comentou ao porta-voz da EPA: "Quando estava chegando para o culto, encontrei um grupo de quatro jovens no muro delimitador da nossa igreja. Eles me impediram de abrir o portão. Um deles se aproximou de mim e falou acerca de um filme anti-Islã, que denegria a vida do profeta Maomé. Eles me ameaçaram, dizendo: 'abra o portão para nós para que possamos queimar sua igreja, ou então vamos queimá-lo'."
O pastor disse que conseguiu entrar na igreja e imediatamente chamou a polícia. Os quatro agressores fugiram de carro para um destino desconhecido. Tendo gravado a placa do veículo, o pastor registrou uma queixa na polícia contra essas pessoas. Isto permitiu à polícia identificar um dos agressores, dois dias depois.
De acordo com a EPA, a investigação está em curso para identificar os demais. Além disso, o presidente da EPA, Mustapha Krim, pediu aos muçulmanos que vivem na Argélia, "para não confundir os cristãos que respeitam outras crenças com as pessoas que têm intenções erradas, que nada têm a ver com os valores cristãos, como este cineasta que produziu o filme nos Estados Unidos”.
HistóricoEm fevereiro de 2012, essa mesma igreja foi alvo de vandalismo por atacantes desconhecidos. O edifício existe há várias décadas e é a única congregação reconhecida oficialmente como parte da Igreja Protestante da Argélia.
Ouargla é uma cidade situada a alguns quilômetros de Argel, capital da Argélia, e tem uma população de 195 mil habitantes. Muitos são de origem berbere (povos do Norte de África)  e falam uma variedade de dialetos berberes.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Nenhum comentário:

Postar um comentário