domingo, 10 de julho de 2011

Argélia: Igrejas ameaçadas


O governador da província de Béjaïa ordenou o fechamento de sete igrejas. Ele enviou, através da polícia local, uma carta oficial ao presidente da Associação das Igrejas Protestantes da Argélia (EPA), Mustapha Krim, ordenando que as igrejas fossem fechadas imediatamente. O texto dizia “todos os lugares de culto em todo país devem ser fechadas de uma vez por todas. Os prédios que estiverem em construção devem ser interditados”.
Depois da entrega do aviso, a polícia convocou os líderes para assinarem um documento prometendo acatar as ordens. Ao tomarem conhecimento dos fatos, os líderes dessas igrejas se reuniram e decidiram não acatar as ordens do governador e manter as portas das igrejas abertas. De acordo com o aviso, se as igrejas não cumprirem as ordens, eles podem enfrentar consequências severas e punições.
“Eles disseram que nós temos que estar em conformidade com a lei”, disse o presidente da EPA, a agência de notícias Compass Direct News. “Nós sempre tentamos fazer isso e apresentar os documentos em ordem. Estamos dentro da lei”.
Uma lei promulgada em 2006, registrado na Portaria 03/06 permitem que as igrejas tenham registro desde que cumpram todas as exigências do governo, mas as autoridades se recusaram a conceder ou mesmo responder aos pedidos de registro. “Temos que começar a fazer barulho para não permitir que isso siga em silêncio, ou então as autoridades vão nos esmagar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário