sexta-feira, 25 de março de 2011

Interceda por Mianmar

Mianmar ou Birmânia é o maior país do sudeste asiático. Ele é muito conhecido mundialmente como “terra dos templos” devido ao grande número de templos budistas espalhados pelo país e sua beleza. Oriundos dos povos mongóis, os birmanes (principal etnia de Mianmar) habita a região desde o século VII da era cristã.

Os birmaneses introduziram o budismo como sua principal religião e desenvolveram uma escrita própria. De 1886 a 1948 os birmaneses foram colônia da Grã-Bretanha, durante este período de dominação estrangeira o budismo foi utilizado como mecanismo de defesa e resistência à cultura e religião dos colonizadores. Desde 1990 Mianmar é presidida por uma junta militar que reprime qualquer tipo de manifestação contrária ao governo.

Em agosto de 2008 o país havia sofrido com um ciclone tropical (Nargis) que devastou o país e deixou mais de 100 mil mortes e cerca de um milhão de desabrigados, este foi considerado um dos maiores desastres naturais da história do país. Na noite desta quinta-feira, dia 24 de março de 2011, o Mianmar sofreu um terremoto de 6,8 na escala Richter, e muitos prédios e templos budistas ruíram após o forte tremor que atingiu também a Tailândia.

Cultura & Religião
O budismo tem importante influenciam na cultura, arte e costumes de Mianmar, a religião budista é também muito utilizada pelo atual governo como forma de controlar os cidadãos, este procura se perpetuar no poder através de alianças políticas com poderemos grupos budistas. Após o ciclone de 2008 muitas organizações humanitárias cristãs se dispuseram a ajudar as vitimas e por isso enfrentaram muita oposição do governo e de grupos budista que temiam algum tipo de proselitismo cristão.

Oremos por mais essa difícil situação que o país enfrenta e para que a Igreja de Cristo seja forte e usada para levar consolo a amor aos birmaneses.

Marcelo Peixoto - Historiador




Fonte: Portas Abertas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário