terça-feira, 3 de abril de 2012

Advogado cristão continua preso na China, mesmo após cumprir sentença

Gao, que atua como defensor das minorias religiosas na China, foi preso e condenado em 2006 por “subversão” e continua na prisão, que anteriormente havia sido suspensa pelo condado de Shaya, região de Xinjiang, a oeste da China.
O governo informou no dia 29 de dezembro do ano passado que Gao estava detido em uma prisão remota de Shaya. Muitas agências de defesa dos direitos humanos solicitaram que a localização do cristão chinês fosse divulgada, mas o governo não divulgou, e tem dificultado que a família visite o prisioneiro.
As autoridades chinesas deram permissão apenas ao irmão de Gao, Zhiyi Gao, o direito de visitá-lo no dia 24 de março de 2012, segundo informações da agência de notícias Associated Press.
Jared Genser, presidente da Freedom Now, disse ao Compass que a confirmação da prisão de Gao era importante, pois “não era uma conclusão precipitada de que ele estava vivo, pois o governo chinês não registrou informações sobre o paradeiro dele e sobre sua saúde”.
“Os Estados Unidos têm trabalhado com questões públicas e privadas para que aconteça a libertação de Gao, mas nós estamos de olho na Casa Branca, pois o presidente e o vice-presidente disseram que se envolveriam e até agora nada aconteceu”, disse Genser.
“Estamos fazendo de tudo, mas até agora não conseguimos nenhuma resposta positiva”.
A visita de meia hora feita pelo irmão de Gao foi importante, e ele teria dito que seu irmão estava muito pálido, mas com sua saúde relativamente boa.
Depois de mais de 20 meses sem informações sobre o paradeiro ou as condições em que Gao estava, a China anunciou em 16 de dezembro de 2011 que ele havia sido levado a uma prisão para cumprir uma pena de três anos.  Ele está preso desde 2006 e havia sido condenado a somente 3 anos, mas ainda permanece preso.
Pedidos de oração
•Ore para que mais grupos de Direitos Humanos e países do Ocidente pressionem o governo chinês pela libertação de Gao.
•Peça a Deus que conforte o coração e a mente do irmão Gao, que ele não desista de seguir a Cristo e que ao sair da prisão continue lutando pelos direitos das minorias no país.
•Ore pela família de Gao que não tem permissão para visitá-lo.

FonteCompass Direct
TraduçãoMarcelo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário